sexta-feira, 31 de julho de 2009

O Deus da Vitória


Meditação: Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem. (Romanos 12:21)

Pensamento: Deus nos dará a vitória quando em lutas a Ele nos unirmos.

Leitura: 2 Coríntios 2:14-17.

Mensagem:


Na mitologia grega, Nike era a deusa da vitória. Nike lutou ao lado dos deuses do Olímpo, conseguindo a vitória sobre os gigantes poderosos. Como resultado, ela tornou-se o símbolo da vitória. Mas os pressupostos poderes de Nike não estavam limitados apenas a guerras. Ela também se tornou a deusa favorita dos atletas que queriam vencer em esportes competitivos. Os romanos a adotaram em sua adoração e lhe deram o nome latino de Vitória.
Paulo ensinava no mundo greco-romano onde a vitória era altamente valorizada. Assim, ao expressar verdades cristãs, usava palavras que seus ouvintes podiam compreender. Em suas cartas, descreveu Cristo como aquele que nos lidera em um desfile de triunfo militar (2 Coríntios 2:14-17) e comparou a vida cristã com alguém que está treinando para os jogos olímpicos da antiguidade (1 Coríntios 9:24-27).
Paulo também utilizou a palavra usada para vitória, referindo-se às nossas lutas com aqueles que nos ferem intencionalmente. "Mas vence [seja um vitorioso sobre] o mal com o bem" (Romanos 12:21). Isto pode significar que deve-se mostrar bondade em lugar de ódio ou respeitosamente colocar limites num mau comportamento. Em qualquer um dos casos, uma atitude de amor não é gerada por nossas próprias forças. Em Cristo, temos o poder divino, os antigos pagãos não o tinham, mas ansiavam recebê-lo da deusa Nike. Jesus Cristo é o legítimo Deus da vitória.

FONTE:
H. Dennis Fisher

Nenhum comentário:

Postar um comentário